Condições Gerais

1. Os termos aqui mencionados foram redigidos para a comunidade dos usuários, portanto são amplos e estão de acordo com as obrigações, regras e informações apresentadas pelas Condições Gerais e Contrato de Compra de Cruzeiro Marítimo da Armadora Costa Crociere.
2. As Condições Gerais aqui apresentadas são aplicáveis apenas à saída específica - Buteco em Alto Mar – no presente site comercializada.
3. É de exclusiva responsabilidade da Fábrica de Eventos, o fretamento do Navio da Costa e a realização do evento – Buteco em Alto Mar.
4. É de exclusiva responsabilidade do BaladaApp, o recebimento, negociação, formas e ferramentas para pagamento e todo e qualquer assunto relacionado ao pagamento das reservas, independente do meio de pagamento escolhido.

RESERVAS / ASSINATURA DO CONTRATO
5. O pedido da reserva, será efetuado obrigatoriamente pelo site https://cruzeiro.butecooficial.com.br, mediante o preenchimento de todos os dados solicitados e aceite dos termos e condições. A conclusão e confirmação da reserva também deverá ser efetuada através do site aqui mencionado, mediante preenchimento de todos os dados relativos à forma de pagamento escolhida e estará sujeita a análise de crédito .
6. A aceitação da reserva está sujeita à disponibilidade de lugares, sendo considerada como concluída apenas após sua confirmação.
7. A reserva poderá ser automaticamente cancelada pela Costa Cruzeiros, independente de aviso prévio ou notificação, nas hipóteses de falta de dados de qualquer um dos hóspedes, ou ainda , se o pagamento integral da
mesma não tenha sido concluído e aprovado.
9. Caso uma única reserva seja realizada para mais de uma pessoa na mesma cabine, declara o Contratante da cabine ter os poderes necessários para contratar em nome dos demais Hóspedes da cabine e, em todo caso, responsabiliza-se por repassar as informações por ele recebidas no ato da
reserva e no presente documento, aos demais integrantes da reserva, bem como se responsabiliza pelo cumprimento das obrigações contratuais previstas.
10. Não serão aceitas reservas realizadas por menores de idade.
11. É obrigação do Hóspede informar à Armadora no momento da reserva, qualquer doença, enfermidade, restrição ou deficiência física ou mental que possa exigir alguma forma de cuidado ou assistência. Nenhuma reserva poderá ser aceita para Hóspedes cuja condição física ou psicológica seja tal que impossibilite sua participação no cruzeiro ou a torne perigosa para si ou para outrem, ou que exijam métodos de cuidado, ou assistência impossível de garantir a bordo do navio. Caso o Hóspede se recuse a fornecer as informações e/ou documentos necessários, ou a submeter-se à triagem de saúde, isso resultará na rescisão deste contrato, sem qualquer direito de obter um reembolso do valor pago pela parte do pacote de férias não fornecida e/ou pelos outros serviços associados adquiridos.
12. É de responsabilidade do Contratante e dos Hóspedes, antes de assinar o contrato ou aceitar as Condições Gerais desse evento, obter informações completas e detalhadas sobre as informações de saúde e segurança dos locais previstos no roteiro. A celebração do contrato, ou aceitação das presentes Condições Gerais, implica o conhecimento dessas condições e a aceitação de eventuais fatores de risco correlatos.
13. O horário de check in deve ser consultado no bilhete do cruzeiro, devendo ser cumprido pelo hóspede. O horário de check in não se confunde com o horário de embarque.
14. O desembarque definitivo apenas será permitido no porto final do cruzeiro adquirido, tendo em vista que o desembarque precisa ser acompanhado e fiscalizado pelas autoridades competentes.
15. Na noite anterior ao desembarque, as malas deverão ser colocadas do lado de fora da cabine e deverão ser trancadas ou lacradas (segredo ou cadeado).
GESTANTES
16. Como os navios não são equipados para prestar assistência às grávidas e ao parto, não serão aceitas reservas de passageiras que, na data do desembarque, estejam com 24 (vinte e quatro) semanas ou mais de gravidez, ficando o Contratante e Hóspedes sujeitos às penalidades, ainda que a gravidez tenha sido constatada após o aceite das presentes Condições Gerais ou que os pagamentos já tenham sido realizados. Todas as mulheres grávidas devem apresentar, no ato do embarque, um atestado médico que comprove o bom estado de saúde seu e do nascituro, bem como condições de participar da viagem e a data prevista para o parto. Tanto os organizadores do evento como a Armadora, não poderão de forma alguma, ser responsabilizada por qualquer evento que ocorra durante ou após a viagem e seja decorrente, ou esteja de outra forma, relacionado com a gravidez.
CRIANÇAS / MENORES DE IDADE
17. Não será permitido o embarque de menores de 18 (dezoito) anos quando desacompanhados dos pais, dos responsáveis legais, ou por outro adulto que assuma todas as responsabilidades sobre ele e esteja devidamente autorizado; bem como não será admitido o embarque de HÓSPEDES com idade inferior a 06 (seis) meses no momento de embarque. As atividades a bordo estabelecem idades mínimas de 3 (três) anos, e divididas por faixas etárias.
18. Para essa saída exclusiva, os valores para crianças, independente da idade, serão iguais aos valores de adultos.
HOSPEDES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
19. Os navios têm um número limitado de cabines equipadas para receber pessoas com necessidades especiais e nem todas as áreas e equipamentos dos navios são acessíveis a pessoas com deficiência e/ou especificamente equipados para receber essas pessoas. Portanto, essas reservas serão aceitas dentro dos limites desta disponibilidade e, se necessário, condicionadas à presença de um acompanhante capaz de auxiliar a pessoa com deficiência.
PAGAMENTO
20. O pagamento das reservas poderá ser feito via PIX ou cartão de crédito, de acordo com as opções apresentadas no momento da conclusão da reserva.
21. As reservas realizadas nesse canal, por meio de cartão de crédito, que venham a ter seu pagamento contestado pelos titulares do cartão de crédito e canceladas pela administradora do cartão de crédito, serão consideradas canceladas, ainda que o bilhete já tenha sido emitido e entregue aos passageiros.
PREÇOS
22. Os preços aqui apresentados são exclusivos para o evento Buteco em Alto Mar,e são de responsabilidade dos organizadores responsáveis pelo evento e sua organização.
23. Os valores e disponibilidade de cabines, serão liberados por LOTES, de acordo com as vendas, conforme estabelecido pela organização do evento.
24. Os preços poderão variar de acordo com a cabine escolhida, número de pessoas e pelo Lote no qual efetuar sua compra.
25. Os valores aqui apresentados incluem acomodação no navio, , refeição completa sem bebidas (café da manhã, almoço e jantar) serviços e shows, conforme descrição no momento da reserva.
26. Os valores não incluem reservas de restaurantes, restaurantes de especialidades, bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, enlatadas ou engarrafadas, ligações telefônicas, cofre, internet, serviços médicos, consumo no cartão de bordo, cassino, extras, gastos pessoais nas diversas lojas do navio e/ou serviços oferecidos dentro do navio, lavanderia, serviços médicos e medicamentos.
27. Os valores para os demais serviços oferecidos no presente site (Seguro Viagem, Hospedagem Terrestre, Traslados, Passeios, Aéreo e Locação de Carros) são de responsabilidade das respectivas empresas.
DESPESAS PESSOAIS A BORDO, PENHORA E DETENÇÃO
28. As despesas pessoais realizadas a bordo do navio serão cobradas à parte, exclusivamente pela Armadora, por meio dos Cartões Costa, devendo ser pagas no final do cruzeiro pelo titular da cabine. Todas as despesas pessoais realizadas a bordo serão automaticamente debitadas para a conta da cabine e não há necessidade de os Hóspedes transportarem dinheiro para despesas diárias a bordo, exceto para as despesas com Cassino que não poderão ser pagas com o Cartão Costa e deverão ser pagas apenas em espécie.
29. Sobre os serviços opcionais, atendimento de bar e room service, será acrescido a bordo percentual de 15% (quinze por cento) que será pago ao final do cruzeiro, independentemente da tarifa de serviços de hotelaria incluída na reserva. Este percentual poderá ser alterado pela Armadora sem prévio aviso.
30. Nas primeiras 48 (quarenta e oito) horas após embarque, o Hóspede precisará fornecer a cobertura dos custos do cartão Costa, registrando um cartão de crédito por cabine ou realizando um depósito inicial mínimo de 150 euro/USD por pessoa, dependendo da moeda vigente no cruzeiro escolhido, sob pena de bloqueio de cartão Costa para consumo a bordo. Caso existam Hóspedes de uma mesma cabine que estejam dividindo despesas a bordo, estes deverão solicitar a cobrança separada com depósitos ou registros de cartões de créditos diferenciados para que cada um suporte a sua própria despesa. O depósito inicial terá de ser complementado durante o cruzeiro com sucessivos pagamentos, quando as despesas adicionais incorridas a bordo forem maiores que o valor antecipado, sob pena de bloqueio de cartão Costa para consumo a bordo.
31. A bordo são aceitos os cartões de crédito internacionais American Express, VISA (exceto Visa Travel Money) e Mastercard, não sendo aceitos cartões de crédito Dinners, cheques pessoais e de empresas, cartões de débito, cartões pré-pagos, cartões recarregáveis, cartões VISA Electron, Postepay, Bancomat, Cirrus Maestro.
32. A moeda válida a bordo é o Dólar norte-americano (USD).
ALTERAÇÕES POR PARTE DA COSTA CRUZEIROS
33. Fica o Hóspede ciente de que um cruzeiro marítimo não é um serviço de transporte essencial e simples, tal como transporte aéreo, terrestre ou ferroviário. Devido a esta complexidade, a Armadora reserva-se o direito de, a qualquer momento, cancelar o cruzeiro, efetuar a troca do navio, ou modificar seu itinerário em decorrência de alterações significativas nas condições contratuais, a exemplo de exigências sindicais, altas elevadas ou racionamento de combustível, aumento de ônus fiscais impostos pelas autoridades competentes, condições climáticas, entre outros.
34. Poderão ser procedidas, a qualquer tempo, alterações de itinerário do cruzeiro, dos horários de embarque e desembarque ou a troca do navio e até mesmo o próprio cancelamento do cruzeiro, pela Armadora, ou mesmo pelo Comandante, quando decorrentes de questões climáticas e marítimas adversas, portuárias, adequação do navio ao porto, segurança, instabilidades sociais e políticas das localidades visitadas ou quaisquer outras situações consideradas fortuitas ou de força maior incontrolável pela Armadora, não acarretando à Armadora qualquer responsabilidade, exceto, no caso de cancelamento, a de restituição do valor pago, integral ou de forma proporcional, conforme o caso, ao hóspede pagante, na mesma forma de pagamento realizada por ele. Em nenhuma das hipóteses previstas nessa cláusula os HÓSPEDES terão direito ao ressarcimento de danos ou ao reembolso de despesas de qualquer natureza.
DESISTÊNCIA DO HÓSPEDE
35. Os passageiros poderão solicitar o cancelamento da reserva através do email: [email protected] . Deverão ser informados no email de cancelamento, os seguintes dados: Nome Completo / CPF / Numero do pedido / Nome do evento / Motivo do cancelamento..
36. Para cancelamentos efetuados até 7 dias após a data da compra, será efetuado o reembolso integral da reserva.
37. Para cancelamentos efetuados após 7 dias da data da compra, nenhum reembolso será efetuado.
38. No caso de cancelamento causado por consequência da pandemia, as reservas serão tratadas de acordo com a Lei Federal nº 14.046. Sendo oferecidas as opções de remarcação ou crédito.
DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE
39. Para brasileiros maiores de 18 (dezoito) anos será exigida a apresentação de: Carteira de Identidade (RG) expedida há menos de 10 (dez) anos ou outro documento de identificação válido no território nacional, tal como CNH, CREA, OAB, CRM, entre outros, desde que possua foto; Para brasileiros menores de 18 (dezoito) anos será exigida a apresentação de Carteira de Identidade (RG) expedida há menos de 10 (dez) anos ou Certidão de Nascimento (apenas para menores de 12 anos), devendo ser apresentados também os documentos de identificação dos pais ou colateral maior, até o terceiro grau, para comprovação de parentesco, ou os documentos de identificação dos responsáveis legais ou das pessoas devida e expressamente autorizadas pelo pai, mãe ou responsável legal ou por autorização judicial,quando necessária; Para estrangeiros,será exigida a apresentação de Carteira de Identidade RNE válida ou Passaporte válido, sendo em ambos os casos indispensável a apresentação também de Cartão de entrada no Brasil (turista).

40. Fica o Contratante ciente que a exigência dos documentos, autorizações, vistos, vacinas, etc., é feita pelas autoridades competentes, podendo sofrer alterações a qualquer momento. Portanto, a providência, confirmação junto aos órgãos e o porte de documentos pessoais exigidos para a viagem, tais como documento de identificação, passaporte válido (cabe ao HÓSPEDE observar prazos de validade antes e após a sua permanência no país), vistos consulares, autorização para menor viajar desacompanhado dos pais ou responsável legal, comprovantes de vacina, etc. são de única e exclusiva obrigação dos Hóspedes, não sendo imputada aos organizadores e/ou Costa Cruzeiros a responsabilidade por
eventual falta de permissão de embarque e/ou realização da viagem em decorrência do não cumprimento desta cláusula.
OBRIGAÇÃO DOS HÓSPEDES
41. Os Hóspedes deverão portar-se de forma a não comprometer a segurança, a tranquilidade e o usufruto do cruzeiro pelos demais Hóspedes e deverão seguir as regras de prudência e diligência costumeiras, todas as instruções dadas pela Armadora e os regulamentos e disposições administrativas ou legislativas relacionadas à viagem.
42. É proibido ao Hóspede trazer a bordo do navio bens, animais vivos, armas, munições, explosivos, substâncias inflamáveis, tóxicos ou perigosos. É proibido ao Hóspede trazer a bordo do navio bens, animais vivos, armas, munições, explosivos, substâncias inflamáveis, tóxicos ou perigosos
43. O Hóspede responderá por todos os danos que causar à Armadora em virtude do descumprimento das obrigações assumidas acima, respondendo, ainda, pelos danos causados ao navio, sua mobília e equipamentos, como também aos demais Hóspedes e terceiros, além de multas, penalidades e despesas sofridas pela Armadora em decorrência de atos praticados pelo Hóspede, aplicadas pelas autoridades portuárias, aduaneiras, sanitárias ou quaisquer outras.
44. O Passageiro deverá participar de atividades (instruções aos passageiros) e exercícios de emergência que o Organizador realizará a bordo do navio. Em caso de descumprimento desta obrigação, o Capitão, tomar qualquer providência, incluindo o desembarque do passageiro.
45. Os hóspedes devem estar cientes, antes da compra, acerca da proposta e da programação do cruzeiro adquirido conforme sua designação, manifestando sua concordância com a presente cláusula e demais disposições desse contrato. A tripulação é composta com origem de diversas nacionalidades, costumes e religiões, que devem ser respeitados, e, diante de qualquer dúvida ou dificuldade de entendimento, procure, em seus uniformes, a identificação da bandeira brasileira ou portuguesa. Sempre haverá por perto tripulantes com a bandeira brasileira ou portuguesa nos cruzeiros nacionais.
46. Não será tolerado qualquer desrespeito a outros passageiros ou tripulantes, especialmente se resultar em violência física ou moral. PANDEMIA / COVID-19
47. Os itens mencionados abaixo, referentes à pandemia da COVID-19, poderão ser alterados sem prévio aviso, sendo adequados às exigências da época do embarque do cruzeiro.
48. Com o objetivo de conter a pandemia de Covid-19 e a fim de proteger a saúde e a segurança de todos a bordo de nossos navios, o Hóspede deverá enviar todos os documentos e informações de saúde necessários para o embarque. Além disso, o Hóspede deve fornecer declarações de saúde verdadeiras e precisas ao fazer o check-in (on-line ou no porto antes do embarque) e concorda em submeter-se a verificações de temperatura, triagem e exames médicos antes de embarcar e a bordo do navio. A Armadora reserva-se o direito de recusar o embarque ou ordenar o desembarque dos Hóspedes se sua condição de saúde ou as informações solicitadas significarem que eles não podem viajar no navio de acordo com as normas de saúde e segurança atuais. Se um Hóspede se recusar a fornecer as informações e/ou documentos necessários, ou a submeter-se à triagem de saúde realizada a bordo, isso constituirá uma quebra de contrato, sem qualquer direito de obter um reembolso do valor pago pela parte do pacote de férias não fornecida e/ou pelos outros serviços associados adquiridos.
49. Além do previsto no item acima, o Hóspede deverá atuar de acordo com os procedimentos implementados pela Armadora com a finalidade de conter a pandemia Covid-19 e relacionados a distanciamento social, excursões, uso de máscaras faciais e protocolos de higiene. Esses procedimentos são continuamente atualizados pela legislação. Em caso de descumprimento destes procedimentos, o Hóspede será desembarcado sem direito a obter o reembolso do valor pago pelo pacote adquirido, não respondendo a Armadora por eventuais outros prejuízos que o hóspede que possa sofrer em decorrência deste desembarque.
50. Os Hóspedes declaram-se cientes que, devido à pandemia de COVID-19, diretrizes internacionais foram publicadas “para reduzir o risco de introdução de COVID-19 no navio, transmissão durante a viagem do navio de cruzeiro, embarque e desembarque, e para fornecer mais opções de preparação para responder a potenciais COVID -19 casos entre viajantes ”. De acordo com essas recomendações, as pessoas afetadas pelas condições abaixo elencadas não estão autorizadas a fazer o cruzeiro: - Insuficiencia respiratória grave ou necessidade de oxigênio ou suporte mecânico ventilatório - Falha no Sistema imunológico ou tratamento com terapia imunossupressora.
51. As pessoas com mais de 65 anos de idade ou pessoas que sofrem de 3 ou mais das seguintes condições médicas, independentemente da sua idade: doença isquêmica do coração, fibrilação atrial, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doença pulmonar crônica, doença hepática crônica, renal crônica falha / diálise, doenças autoimunes, obesidade, câncer em tratamento, devem consultar seu médico antes de reservar um cruzeiro.
52. Se o Hóspede já transitou por uma área de risco (identificada de acordo com os dados oficiais disponíveis na disseminação do COVID-19), deverá realizar um RTPCR (teste de swab) com antecedência máxima de 48 horas do embarque e apresentar o documento que atesta o resultado no original no terminal. A não apresentação do swab implicará na rescisão do presente contrato, sem direito à devolução do valor pago pela parte não fornecida do pacote de férias e/ou pelos demais serviços associados adquiridos.
PODERES DO COMANDANTE
53. As partes declaram estarem cientes de que, de acordo com o Código Civil Brasileiro, Lei no. 9.537/97, e Leis Internacionais de Navegação, é o Comandante do navio a autoridade suprema a bordo, devendo ser seguidas suas decisões e determinações, principalmente com relação às questões de segurança do navio, dos Hóspedes, da tripulação e de terceiros.
54. O Comandante do navio tem plena liberdade para, em caso de extrema necessidade, prosseguir viagem sem piloto, rebocar e ajudar outros navios em quaisquer circunstâncias, desviar-se da rota prevista, fazer escala em qualquer porto (esteja ele na rota do navio ou não) e transferir os hóspedes e suas bagagens a outro navio para prosseguir com a viagem.
55. Se, a critério do comandante, um Hóspede não estiver em condições de seguir viagem ou constituir risco à segurança, à saúde ou à incolumidade do navio, da tripulação ou dos outros Hóspedes, ou caso sua conduta possa comprometer o usufruto do cruzeiro pelos outros Hóspedes, o comandante terá o direito, conforme o caso: a) de negar o embarque desse Hóspede; b) de desembarcar o Hóspede em um porto intermediário; c) de impedir que o Hóspede desça a terra em um porto intermediário; d) de impedir que o Hóspede tenha acesso a determinadas áreas do navio, ou participe de determinadas atividades a bordo.
CABINES GARANTIDAS
56. Por tratar-se de um fretamento e um produto exclusivo, todas as cabines comercializadas são Cabines Garantidas.
57. Nas reservas de cabines garantidas, os Hóspedes pagarão por uma cabine em determinada categoria (interna, externa, externa com varanda ou externa com terraço e varanda), mas não será permitida a escolha da cabine, ou seja, do número da cabine, do tipo de leito da cabine (ex. cama de casal, cama de solteiro), e do tipo/característica da cabine (cabine adaptada a necessidades especiais, single, tipo de vista ou deck)
58. A cabine será designada aleatoriamente por meio de sistema eletrônico a partir de 20 (vinte) dias antes da data do embarque, não sendo possível alteração após a designação.
59. As cabines são originalmente duplas, podendo algumas delas serem transformadas em cabines triplas ou quádruplas, com o acréscimo de leitos altos (tipo beliche).
60. Algumas cabines de categoria externa ou superiores podem ter a vista obstruída.
LIMITE DE SEGURANÇA
61. Ficam cientes o Contratante e os Hóspedes acerca do “Limite de Segurança” da embarcação, que consiste na quantidade máxima de pessoas que podem embarcar independente de idade e no número máximo de terceiros e quartos leitos que podem ser admitidos no navio. Quando é atingido o número máximo de terceiros e quartos leitos, ainda que não tenha sido atingida quantidade máxima de pessoas que podem embarcar, não é permitida a acomodação de uma terceira ou quarta pessoa nas cabines duplas já reservadas ou ainda disponíveis. Tal impossibilidade, mesmo que a cabine possibilite a acomodação
de mais Hóspedes devido a configuração, deverá ser verificada junto ao agente de viagens, na ocasião da reserva.
RESPONSABILIDADE PELA BAGAGEM
62. Havendo conteúdo cujo montante seja superior a USD 1.200,00 (um mil e duzentos dólares norte-americanos) para cada bagagem, caberá ao Hóspede apresentar relação de conteúdo, com protocolo.
63. Todos os valores em moeda nacional ou internacional, cheques, cartões de crédito, cartões de débito, documentos pessoais, joias, relógios, medicamentos,
perfumes, aparelhos fotográficos, eletrônicos, celulares, artigos delicados, ou quaisquer outros objetos considerados valiosos pelos Hóspedes deverão ser levados na bagagem de mão pelos próprios Hóspedes. Por razões de natureza sanitária, não é permitido o embarque de alimentos ou bebidas nos navios.
64. Os danos ou extravio de bagagens, quando ocorridos no momento do embarque ou do desembarque, deverão ser comunicados imediatamente pelos Hóspedes aos responsáveis a bordo ou nos portos, lavrando-se a competente declaração de bagagem danificada/extraviada, não sendo admitida qualquer reclamação posterior. Os Organizadores do Evento e a Costa Cruzeiros não se responsabilizarão por eventuais danos ou extravios de bagagens ocorridos durante os “tranfers” (transporte para e do porto), transportes aéreos, ou quando as bagagens estiverem em poder dos funcionários dos portos ou mesmo das autoridades locais.
GUARDA DE VALORES
65. São disponibilizados a bordo cofres no interior das cabines, nos quais poderão ser guardados objetos considerados valiosos pelos Hóspedes.
66. Os Organizadores do evento e a Costa Cruzeiro não se responsabilizam, de qualquer forma e em nenhuma hipótese, por eventuais perdas, extravios, danos, furtos ou roubos de quantias em dinheiro, cartões de crédito ou débito, documentos pessoais, aparelhos eletrônicos, joias ou quaisquer outros objetos considerados
valiosos pelos Hóspedes que tenham sido deixados nas áreas comuns do navio, uma vez que essas são consideradas públicas; ou mesmo no interior da cabine, a menos que tenham sido guardadas nos cofres individuais disponibilizados em cada cabine e que tenha havido comprovada violação de tais cofres; ou ainda que, mediante recibo, tenham sido entregues para guarda junto aos cofres da
recepção do navio, quando disponíveis, cujas condições de utilização serão comunicadas aos interessados na ocasião do ingresso no navio e para os quais tenha sido emitido recibo contendo a declaração do valor do bem.
SEGURANÇA NO CASSINO
67. O Contratante e os Hóspedes ficam cientes de que, em águas internacionais, quaisquer fatos ocorridos nos cassinos serão regidos por leis internacionais, não sendo permitidas filmagens ou fotos nesses locais. As câmeras de segurança do navio prestam-se apenas ao monitoramento dos locais em que estão instaladas. Em nenhuma hipótese, suas imagens serão divulgadas aos Hóspedes.
ATENDIMENTO MÉDICO A BORDO
68. Os navios da Armadora dispõem de um pequeno ambulatório médico, com serviços médicos terceirizados, contando com serviços de enfermagem de plantão. O atendimento médico prestado a bordo compreende apenas serviços de clínica médica simples para EMERGÊNCIA E URGÊNCIA, não disponibilizando no navio equipamentos e instalações de maior complexidade. Em situação de enfermidade ou acidentes graves, o médico a bordo, autorizado pelo Comandante, poderá decidir pelo não embarque, interrupção do cruzeiro, remoção ou resgate do Hóspede. As despesas de atendimento médico, consultas, medicamentos e remoção não fazem parte dos serviços contratados e são ônus exclusivos do Hóspede.